Imagem capa - 4 DICAS IMPORTANTES PARA AJUDAR NA LISTA DE CONVIDADOS por Agata - Foto e Vídeo
Dicas

4 DICAS IMPORTANTES PARA AJUDAR NA LISTA DE CONVIDADOS

O número de convidados é algo que impacta bastante no orçamento de um evento. Por isso, este assunto pode gerar muita discussão entre o casal e porque não entre amigos e familiares. É comum alguém indagar, “Posso levar um amigo?” ou “Como você não vai convidar sua prima?” e até mesmo “Meu convite ainda não chegou!”  Sendo assim, na hora de fazer a lista é importante ter em mente critérios fixados e bem definidos. Claro que isso também requer uma conversa longa com todos os envolvidos incluindo os pais, em caso de eventos como casamento para que sua lista não se torne interminável e cheia de pessoas que vocês não conhecem.



Então vamos definir alguns parâmetros para elaborar a famosa lista:


1 - Listas separadas

As primeiras pessoas a iniciarem a lista devem ser o casal. Façam suas listas separadamente e as juntem depois. Conversem sobre cada convidado e sua real participação na vida do casal.


2 - Jogo da lista de convidados

Separamos também um jogo que ajuda na decisão da real participação desta pessoa na sua vida. Apesar de não estar no jogo comentado, também incluiria a seguinte questões: eu vi esta pessoa no último ano e/ou fui convidada para os momentos particulares em sua vida assim como farei participar da minha?



3 - Seus pais insistem em convidar alguém? 

Para que não se entre nesta possível briga é importante o casal colocar suas limitações de espaço ou financeira à eles. Quando há ajuda financeira da parte deles, não há o que discutir. Os pais realmente tem o direito de colaborar com o aumento da lista de convidados. Agora cabe a vocês decidir o quanto será esta participação. Quanto maior o valor oferecido, maior é o direito deles. Mas independente de pouca ou muita participação é importante colocar um limite.


4 - Para descomplicar...

Pessoas que já devem ser desconsideras de início: amigos de infância sem relacionamento atual, reencontro de amigos de tempos às vésperas do casamento, vizinhos sem relacionamento pessoal, amigos das redes sociais sem contato pessoal, fornecedores de evento ou de sua rede de trabalho e pessoas que se convidam.


O casamento é uma festa para pessoas muito próximas e de relacionamento totalmente pessoal, não é como antes que se convidava pelo status ou pelo presente que se ganhava. Não há medo ou vergonha de dizer não e explicar às pessoas o porquê deste não. O que falo é inclusive uma experiência pessoal, aonde deixei de convidar parentes próximos. Na ocasião liguei e informei de minha decisão e que logo que estivesse instalada na minha casa nova os convidaria para um jantar. Também neguei convites solicitados pelos pais e confesso que não senti falta de nenhum destes. Pois sequer os conhecia antes do casamento e alguns não cheguei a conhecer nem depois de 10 anos de casamento.  



Dica Extra

O modo que nos referimos aos convidados no convite também são um indicativo das pessoas que estão sendo convidadas. Para isso existem regras que devem ser seguidas. Quem sabe esta seja uma conversa para um próximo assunto.