Imagem capa - Luz de Ambientação por Agata - Foto e Vídeo

Luz de Ambientação

LUZ DE AMBIENTAÇÃO

A palavra fotografia significa "escrever com luz”. Ela consiste em reproduzir imagens sobre uma superfície sensível (como um filme ou o sensor de uma câmera digital) pela ação da luz. Portanto para nós fotógrafos e cinegrafistas, luz é vida. É através dela que vamos contar as histórias que estamos vivenciando.

Mas sua importância vai além da foto, pois do que adianta uma bela decoração se não podemos destacar sua beleza? Ela pode transformar seu ambiente da água para vinho. Mas tenha cuidado, pois a queridinha também pode virar um pesadelo se não utilizada adequadamente. Já imaginou seu evento ficar com a cara de filmes, como Shrek e Os Smurf´s. Ou ainda um ambiente parecido com castelo do Drácula (a não ser que seja uma festa temática de Halloween).

Então, como acertar? Simples, procure não inventar moda. Evite cores que mudem a aparência das pessoas, como azul, verde e vermelho. Para nós da Agata, a cor recomendada é a âmbar (lembra o pôr do sol - dourada). Essa cor passa um ar de aconchego.

E sobre a quantidade? Como utilizar? Não existe uma receita de bolo pois cada salão e cada decoração possuem características únicas. Mas vamos deixar algumas considerações sobre o que mais observamos nos eventos: 3 para a mesa de doces (ou quem sabe um cortina de Led´s); 1 para o pôster da recepção; 2 para a porta de entrada interna e 2 para a externa; 1 para cada pilar e 1 para cada meio de pilar do salão e do hall. Acreditamos que o mínimo a ser contratado varia de 20 a 30 pontos de luz de acordo com o tamanho do salão. Mas lembre-se, estamos falando de quantidade mínima. 

Sua empresa de decoração será sua melhor amiga para não errar na quantidade, seja ela pra mais ou menos. Ah, não esqueça da parte externa de seu salão. Lembre-se do impacto positivo que ela pode causar quando seu convidado chega, deixando a experiência mais agradável ao entrar no ambiente.

Hoje em dia os profissionais de iluminação possuem sofisticados iluminadores de Led. A tecnologia veio para ajudar com a facilidade na mudança da cor, baixo consumo e baixa emissão de calor. Porém, Led´s de baixa qualidade ou com instalações elétricas inadequadas produzem um efeito de fibrilação de luz. Quem teve TV´s de tubo em casa sabe o que estamos falando. São aquelas listras de tonalidades diferentes que passam de forma intercalada. Para a fotografia não há grandes problemas. Mas o vídeo fica comprometido quando temos esse tipo de situação.

Confessamos que ainda somos apaixonados pelas antigas lâmpadas cênicas, também conhecidas por Par38. Hoje são bem difíceis de serem encontradas mas possuem uma qualidade excepcional, já que possuem um CRI (índice de reprodução de cores) de 100%. Traduzindo, conseguem reproduzir com fidelidade absoluta as cores e texturas de pessoas e objetos. Esse tipo de luz ainda é muito usada na iluminação pontual das mesas de convidados e de doces.

Nossa principal dica para não errar no seu evento é: Não misture os tipos de luz (Led com lâmpada por exemplo) e não misture cores. Lembre-se que o mais simples é o mais sofisticado. E se o seu evento é durante o dia, não se preocupe com luz cênica. Deixe o sol fazer a parte dele e deixar seu evento lindo.

As luzes de pista da festa também são importantes, mas isto é um assunto para uma próxima conversa. Logo, logo a gente tira esta curiosidade de vocês.