Imagem capa - Madrinha de casamento por Agata - Foto e Vídeo

Madrinha de casamento

Bem, ser madrinha é um luxo!!! Mas antes de falarmos de dicas vamos entender de onde surgiu esta tradição. A mais difundida que vem dos tempos romanos, onde as madrinhas ou damas de honra protegiam a noiva dos maus espíritos, por isso todas se vestiam semelhantemente. Existe outra questão pouco difundida que também envolve os padrinhos. Eles estavam lá para testemunhar que o casamento realmente aconteceu, já que não existia registro civil na época. Mas deixando esta parte chata de lado, vamos ao luxo (que é o que realmente nos interessa... rs)

Primeiramente é uma honra ser convidada para tamanha função, isso significa que de tantos amigos e parentes que estarão presentes. Você tem um elo mais que especial com o casal e que eles confiam em você não só neste dia, mas para a vida toda, inclusive conselhos.

Mas logo após o convite vem o primeiro frio na barriga, o que devo usar? A primeira coisa a fazer é perguntar. Isso mesmo perguntar para a noiva se terá algo específico, como cor, tom, estampa, modelo, comprimento. Enfim o que pode ou não ser usado no grande dia dela. Aqui vão algumas dicas pra você já chegar arrasando nas perguntas e mostrar que já se inteirou do assunto:

1 – Vestido preto pode? Então apesar de muitos não gostarem isso é comum no hemisfério norte, essa é uma cor que deve ser questionada a noiva se ela se importa ou não que a use.

2 – Vestido branco, pérola, nude, off white pode? Outra pergunta muito séria a ser feito a noiva. Nos casamentos mais tradicionais já adianto que há 99,99% de chance de ela olhar torto pra você com esta pergunta. Mas em casamentos mais despojados como a beira mar, já vi casos que a noiva solicite que todos usem cores claras, inclusive o branco. Então nada melhor que você para conhecer a noiva e saber se esta pergunta deve ou não ser feita e se deve ou não ser usado.

3 – Será usada alguma cor em específico ou paleta de cores? É uma pergunta mega importante para que você se prepare. Por isso é importante conversar muito sobre o assunto, mas lembre-se não imponha nada à noiva. Este é o grande dia dela e o sonho dela. Então evite frases como “não gosto dessa cor”, “essa cor não me favorece” ou ainda “eu acho essa outra cor mais bonita”. Este é o grande dia dela e o sonho dela, sonhe com ela e não contra ela.

4 – E os sapatos? Já vi em ocasiões que a cor do vestido está liberada, mas os sapatos tem cor ou cores específicas, ou até modelos específicos, ou porque não (se na praia) entrar sem sapatos de pé na areia? Quem sabe lancemos fotos tendências na net.

5 – Qual o comprimento ideal para o vestido? Posso usar aquele super decote? Bem, inicialmente já aviso que aquele vestido bem curtinho não é a melhor opção. Já pensou todos de longo ou midi e só você de curtinho? Provavelmente você não se sentiria bem. Os decotes também merecem uma atenção especial. Caso o modelo não seja fixado pela noiva, você pode ver qual melhor favorece seu tipo de corpo. Claro que tanto para o comprimento ou para o decote existem três considerações importante a serem observadas: local da cerimonia, horário da cerimonia e o quão conservadora é a família dos noivos. Isso influenciará e muito e é claro que a opinião da noiva deve ser levado 100% em consideração.

6 – Bordados e estampas estão liberados? A resposta é depende. No caso de bordados, caso a noiva os aceite, é importante pensar qual o horário ocorrerá a cerimonia. Para as estampas, também se liberadas pela noiva, elas ficam mais elegantes em casamentos ao ar livre, e também devem ser considerados a cor de fundo das estampas, optando por tons mais leves e alegres.

7 – Existe algum acessório em específico que possa ser usado? Algumas noivas optam pelo corsage, que provavelmente será entregue antes (muitas vezes junto com o convite). Por isso, não se esqueça de leva-lo no grande dia, lembre-se que ela se preparou muito escolhendo esta peça. Algumas noivas também podem optar por pequenos buques de flores a serem carregados, estes serão entregues as madrinhas pela cerimonial.

Algumas dicas de bom comportamento:

- Não chegue atrasada, isso pode prejudicar e muito a cerimonia, ou até acarretar sua entrada pela lateral da cerimonia. Nos dias de hoje nem a noiva pode se dar a esse luxo;

- É importante manter a calma da noiva, por isso caso tenha visto algo que você achou estranho ou não lhe agradou fale com a cerimonial e não direto com a noiva;

- Se divirta e muito, mas evite beber de mais, lembre-se você está em foco, muitos também estão olhando para você.

- Nas fotos entre padrinhos e casal respeite a vontade da noiva. Às vezes o local que ela escolheu para fazer as fotos pode causar um desconforto climático ou a espera gerar um pouco de fome. Mas para ela é importante estas fotos, por isso se deve respeitar o tempo dela.